Maestro _Biografia


 MAESTRO MAURÍCIO 

VIEIRA DA SILVA

N
asceu na cidade do Porto, no ano de 1954.
Iniciou os estudos musicais com o seu pai, também músico.

Em 1966 ingressou no Conservatório de Música daquela cidade, onde prossegue e completa os estudos em Solfejo, Acústica, Composição e História da Música. Também efectuou estudos em Piano e fez parte do Coro e Orquestra do Conservatório de Música do Porto.
Estudou Clarinete e Composição com o Professor Costa Santos, então Director deste Conservatório de Música.
Trabalhou com o compositor Carlos Zíngaro, autor de várias bandas sonoras para Teatro.
Já como profissional, integrou diversos agrupamentos de Música Ligeira, quer como percussionista, quer como viola-baixo.
Aos dezoito anos ingressou na Banda Nacional Republicana, iniciando-se em Fagote e Contrafagote. Neste instrumento, como solista, integrou as Orquestras da Rádio Difusão Portuguesa (RDP), da Fundação Calouste Gulbenkian e do Teatro Nacional de S. Carlos.
A sua actividade profissional insere-se nas áreas de Bandas Civis, Orquestras Ligeiras e Regência Coral. 
Ao longo da sua carreira tem realizado um trabalho intenso em prol da Música Coral.
De 1987 a 1992, dirigiu o Coral Infantil de Setúbal.
Em Outubro de 1988 é convidado para Maestro Assistente do Coral Luísa Todi, de Setúbal, exercendo também, a partir de Outubro de 2002, as funções de Secretário Técnico.
Como Maestro, foi responsável pelo Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, de Azeitão, pelo Coro e Banda dos Caceteiros de Palmela e pela Orquestra Ligeira (Big Band), de Pinhal de Frades, concelho do Seixal.
Há vários anos que é Director da Escola de Música do Coral Polifónico de Fernão Ferro, concelho do Seixal onde, a par da actividade docente na Orquestra Infantil da «Casa da Música», é também o maestro e o director artístico do Coral Polifónico de Fernão Ferro, do Coro Polifónico da «Casa da Música» de Fernão Ferro e do Grupo Coral «Boa Vontade» da Associação dos Reformados Pensionistas e Idosos (ARPI), de Fernão Ferro.
Sob a sua regência e direcção artística estão ainda os seguintes Coros:
Coro “Alius Vetus”, fundado pela Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense (A Velhinha), de Alhos Vedros, Concelho da Moita; Coro Polifónico do Alto do Seixalinho, criado pela Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho, Concelho do Barreiro; Coro Polifónico da Universidade Sénior do Seixal, fundado em Novembro/2008; Grupo Coral «Vozes da Ameixoeira», criado pela Junta de Freguesia da Ameixoeira, Lisboa; Grupo Coral da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Monte Abraão (ARPIMA), Queluz, concelho de Sintra; Grupo Coral da União de Reformados, Pensionistas e Idosos de Belas (URPIB), Freguesia de Belas, concelho de Sintra; por último, Grupo Coral de Rio de Mel, criado pela Associação Cultural e Recreativa de Rio de Mel, Freguesia de Belas, Concelho de Sintra.
Lourdes Mano

Sem comentários:

Enviar um comentário